1. DOS TORNEIOS 

Os torneios abertos serão regidos pelo presente regulamento em consonância com resoluções, atualizações e normas aprovadas pela diretoria do Mini Tennis, obedecendo as regras oficiais adotadas pela entidade. São divididos em 04 categorias de campeonatos abertos do CMT (Circuito de Mini Tennis):

– CMT 500
– CMT 1000
– CMT Slam
– CMT Finals

2. DAS CATEGORIAS 

Para todas as categorias, a divisão será feita pelo nível do jogador, independentemente da idade, com exceção da categoria masculina 45+, que será dividida única e exclusivamente por atletas com idade de 45 anos ou mais. A diretoria do Mini Tennis tem total autonomia para vetar a inscrição de qualquer atleta, caso a categoria seja julgada incorreta. Neste caso, a diretoria informará tal/tais inscrito/os sobre o ocorrido em até 07 dias ates do início do torneio.

2.1. QUANTO ÁS CATEGORIAS:

MASCULINO

– 45+ (classe indiferente)
– A (equivalente a 1ª e 2ª classe)
– B (equivalente a 2ª e 3ª classe)
– C (equivalente a 3ª e 4ª classe)
– D (equivalente a 4ª e 5ª classe)
– INICIANTE (equivalente a 5ª classe e principiante)

FEMININO

– A (equivalente a 1ª e 2ª classe)
– B (equivalente a 3ª e 4ª classe)
– C (equivalente a 5ª classe e principiante)

MISTA

– A (equivalente a 1ª e 2ª classe)
– B (equivalente a 3ª e 4ª classe)
– C (equivalente a 5ª classe e principiante)

3. DAS INSCRIÇÕES EM TORNEIOS  

a) As inscrições serão feitas somente on-line, pelo site www.minitennis.com.br, seguindo os horários e informações constantes do calendário dos torneios; 

b) Para efetuar sua inscrição em qualquer torneio do CMT, é necessário que o atleta primeiro se cadastre na plataforma da LP Tennis, através do site www.minitennis.com.br;

c) As inscrições feitas serão efetivadas somente após a confirmação do pagamento do boleto; 

• O CMT não assegura a participação nos torneios de atletas que fizerem suas inscrições com pagamentos fora do prazo ou com qualquer irregularidade constatada. 

d) Uma derrota por W.O. será considerada uma derrota normal, portanto existe a possibilidade desta dupla jogar novamente no mesmo torneio;

e) Em caso de W.O. definitivo o atleta não terá direito ao reembolso da inscrição;

f) O reembolso da inscrição será efetuado somente se o atleta cancelar sua inscrição com 07 dias de antecedência ao início do torneio;

g) Os atletas poderão jogar no máximo 2 categorias, desde que sejam do mesmo nível. Exemplo: 45+ e A, ou Masc. B e Mista B, ou Fem. C e Mista C. Exceções podem ocorrer e serão avaliadas e determinadas pela diretoria do CMT;

h) Nos casos de participações em mais de 1 categoria, os atletas estão sujeitos a jogarem 2 ou mais jogos na sequência, sem intervalo;

i) As restrições de datas e horários deverão ser sinalizadas no ato da inscrição, as quais serão analisadas pela diretoria do CMT e comunicadas sobre a possibilidade aos respectivos atletas.

4. DA TAXA DE INSCRIÇÃO EM TORNEIO 

a) O valor máximo da taxa de inscrição em torneios do CMT será de R$ 100,00.

5. DA COMPOSIÇÃO DAS CHAVES 

As chaves serão compostas conforme abaixo: 

a) Haverão 04 duplas cabeças-de-chave por categoria.

b)  A dupla cabeça-de-chave número 01 será posicionada na parte de cima da chave, enquanto a dupla cabeça-de-chave número 02 será posicionada na parte de baixo;

c) As duplas cabeças-de-chave número 03 e 04 serão sorteadas e posicionadas uma em cada parte da chave;

d) Os cabeças-de-chave de todas as categorias serão selecionados pelo ranking do CMT; 

e) As demais duplas de cada categoria serão sorteadas aleatoriamente para a composição das chaves;

f) A diretoria do CMT tem total autonomia para refazer qualquer sorteio por motivos de força maior;

g) Para a confecção das chaves será utilizado o ranking com jogos realizados até a segunda feira que antecede o encerramento das inscrições; 

h) As chaves serão compostas com o mínimo de 03 duplas (grupos);

i) Os critérios de desempate para as chaves de grupo serão nesta ordem: número de vitórias, confronto direto, saldo de games e games ganhos;

j) Em caso de derrota por W.O., a dupla vencedora terá o máximo de games e a dupla perdedora terá 0 games computados. 

6. DO SISTEMA DE DISPUTA 

6.1. Todos os jogos de todas as categorias serão disputados por um set até 8 games, no qual empatado em 7 a 7, passará a 9 games e no empate em 8 a 8, será disputado um tie-break até 7 pontos.

6.2. Chaves com 03 duplas serão disputadas pelo sistema um contra todos (grupos). Chaves com 04 ou mais duplas serão disputadas pelo sistema de eliminatória.

6.3. Em caso de imprevistos que gerem atrasos (chuva, falta de luz, etc…) a diretoria do CMT poderá adotar formatos mais curtos de disputa, como sets até 6 games, sistema NO AD, etc…

6.4. Sequência nos torneios:

a) Todas as categorias serão disputadas no sistema de eliminatória dupla, com exceção das categorias mistas, masculina A e feminina A. As duplas cabeças-de-chave que saírem adiantadas e perderem no primeiro jogo estarão eliminadas do torneio, sem direito a consolação/repescagem.

b) Nas demais categorias, haverá uma chave de consolação em cada categoria para as duplas perdedoras na primeira rodada.

* No CMT Finals, haverá uma chave para cada categoria com no máximo 08 duplas por categoria, no mesmo formato de disputa.

** Na categoria A do CMT Finals, todas as partidas serão disputadas em um formato de melhor de 3 sets até 6 games, com um super-tiebreak até 10 no caso de empate em sets.

7. DOS JOGOS 

7.1. Os jogos serão realizados nos dias, horários e tipos de piso divulgados no Calendário de torneios.

 7.2. Nos torneios onde existem diferentes tipos de pisos, os jogos da mesma categoria deverão ser chamados no mesmo tipo de piso. Salvo em situações de mudanças necessárias para o término do torneio na data prevista (por causa de chuva, falta de luz etc.). 

7.3. Toda partida suspensa ou adiada por chuva, falta de energia elétrica, etc., terá seu prosseguimento respeitando-se a contagem e posição em que foi interrompida. 

7.4. O bate bola de aquecimento não poderá ultrapassar o tempo de 05 minutos. 

7.5. A troca de lado não poderá ultrapassar 1 minuto e 30 segundos.

8. TABELA DE PONTUAÇÕES PARA O RANKING DO CMT 

A pontuação no ranking será de acordo com as tabelas abaixo:

CMT 500 PONTOS
Campeão 500
Vice-campeão 300
Semifinalista 180
4as de final 90
8as de fina 45
16as de final 20
32as de final 0
CMT 1000 PONTOS
Campeão 1000
Vice-campeãoão 600
Semifinalista 360
4as de final 180
8as de fina 90
16as de final 45
32as de final 10
CMT SLAM PONTOS
Campeão 1500
Vice-campeãoão 900
Semifinalista 540
4as de final 270
8as de fina 140
16as de final 70
32as de final 35
CMT FINALS PONTOS
Campeão 2000
Vice-campeãoão 1200
Semifinalista 720
4as de final 360
8as de fina 180

9. DAS BOLAS 

As bolas oficiais do CMT serão Shine (Ultra ou Super).

10. DA OBRIGATORIEDADE DE ÁGUA

Os clubes e organizadores de torneios deverão obrigatoriamente fornecer água em todos os jogos de acordo com a necessidade dos jogadores. A água poderá ser fornecida em garrafas, botijões térmicos, jarras, bebedouros dentro da quadra, etc….

11. DA PREMIAÇÃO 

A premiação de cada etapa será especificada no regulamento de cada torneio, é obrigatório premiar os Campeões e Vice-campeões da categoria masculina A em dinheiro e troféus para todas as categorias.

12. DO DIRETOR DO TORNEIO 

O Diretor do torneio poderá participar de todas as etapas como jogador. Sua função é a de responder pela organização e por todos os itens obrigatórios necessários ao bom andamento dos torneios.

13. DO CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTO 

Todo atleta ao fazer sua inscrição em qualquer torneio oficial ou supervisionado pelo CMT, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento. Eventuais mudanças no regulamento após a publicação do calendário serão comunicadas no site do CMT.